Com maior segurança, muito mais versáteis e económicas, estas técnicas têm aplicacão na limpeza de edificios de grande porte; em pinturas e rebocos de fachadas; na montagem e reparação de estruturas metálicas, painéis e antenas; no derrube de pedras instáveis em falésias; na segurança e rentabilidade de trabalhadores que sobem a postes na inspecção de locais de dificil ou oneroso acesso. Utilizando material de escalada apropriado, a par das suas ferramentas normais de trabalho, existe o beneficio da experiência dos alpinistas no domínio da verticalidade, em espectáculos de dança e teatro, e em situações de resgate em montanha e meio urbano (resgate em grande ângulo).
Em Portugal, e no seguimento do resto da Europa, começam a ser solicitadas as aplicações desta tecnologia. Exemplos de algumas das nossas intervenções: segurança dos trabalhadores que efectuam a manutenção da fachada do Hotel Meridien, no Porto; colocação de placas sinalizadoras para a navegação nos pilares das pontes de Entre-os-Rios e Barca d'Alva; colocação de sensores e manutenção na torres meteorológicas em Aveiro e Estarreja, com 30 e 100 metros de altura respectivamente; limpeza de uma estrutura na Auto-Europa, em Palmela, formação de trabalhadores (serralheiros montadores) para a Expo 98, montagem e desmontagem de paineis publicitários em shopping centers, espectáculos de dança na vertical (Espectáculo Aparições, Coreógrafa Joana Providência, Teatro Bruto, Teatro Ensamble, Teatro Os Comediantes, entre outros). Formação de resgate a bombeiros profissionais na Madeira.
Neste âmbito, a Trilhos realiza estudos técnicos e propostas para as suas necessidades; executando as tarefas ou procedendo à fomação e acompanhamento de pessoal..